Na sessão do Legislativo de Santa Maria desta quinta-feira (23) foram aprovadas mais duas moções. Uma delas de congratulação, de autoria do vereador Werner Rempel (PCdoB), pelos 25 anos da Escola Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta. Por unanimidade, a iniciativa foi aprovada e acompanhada por membros da instituição de ensino e representantes da comunidade.
Por 11 votos a favor e 7 contrário, foi aprovada a moção de protesto, de Rudys Rodrigues (MDB), à manifestação “transfóbica e machista” do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que, no Dia Internacional da Mulher, usou uma peruca durante pronunciamento na Tribuna da Câmara Federal. Mais uma vez, torcidas nas galerias, constituídas por simpatizantes do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Bolsonaro (PL), alternaram aplausos e vaias e provocaram interrupção de pronunciamentos.
Nem o presidente da Casa, Givago Ribeiro (PSDB), que votou a favor da moção, escapou de ofensas. “Eu só peço que os manifestantes possam manter no mínimo o respeito, e aqueles que me chamaram de covarde, terão outras oportunidades fora do Plenário para que possamos conversar”, disse o presidente, ao ser xingado por manifestantes das galerias durante justificativa do seu voto a favor da moção. Lamentável o que tem acontecido no Legislativo!